stencilar-te

Procuramos contribuições para a divulgação do panorama nacional do Pós graffiti e respectivos artistas!
CONTACTEM:

protect157@hotmail.com

ou
protect157@gmail.com

Ego (Maze)


Ego 06.12.08

(Excerto da entrevista, pedimos desculpa por qualquer informação incorrecta)

Nome: Ego
Idade: 29
Cidade: Porto

As primeiras coisas que vi em stencil no Porto foram feitas por mim, por mim e pelo Ace, fomos os primeiros gajos a fazer stencil, havia já cenas de stencil mas não eram cenas de arte de rua, era stencil comercial, eram cenas de bandas ou de lojas, era uma abordagem diferente, mas tambem me influenciou claro, tu veres uma cena que foi cortada, fácil de fazer, muito rápida, se pintas na rua da te logo ideias, começas logo a pensar, ei posso fazer isto em 2 segundos sem riscos.
Na altura tambem via stencil de punk, alias o stencil ta muito conectado com a cena punk , do Do It Yourself (DIY), é muito fácil de tu fazeres, fazes em casa, cortas, passas a tua mensagem… (…)

(em relação ao graffiti mainstream e comercial)

Tava te a falar á bocado do ponto de viragem na arte contemporânea criado pelo Banksy, e tem muito a ver com isso, isto já vem de trás, sei lá, o Futura o Dondi ou o Seen, o pessoal da velha guarda do graffiti de Nova Iorque, a partir de uma certa altura já nos anos 80 levou o graffiti para a galeria, e a partir dai foi um ponto sem retorno. Não deixa de ser graffiti, é claro que perde a essência subversiva, obviamente, é uma coisa muito mais pensada, menos intuitiva, feita com muito menos adrenalina, mas a técnica esta lá, e a arte é isso. É a expressão. Acho que é inevitável, e daqui a umas gerações vai se estar a estudar o graffiti como uma corrente nas aulas das Belas Artes.

(…)

Nunca curti muito vandalizar á toa, sempre tive uma consciência de não destruir uma coisa bonita. Há tantos sítios que podem ser melhorados, que não vou estar a destruir uma cena que esta impecável para ter mais visibilidade. Mas isso é uma cena pessoal, é na boa quem destrói ou quem faz as suas cenas, tudo bem, e quer visibilidade, desde que não esteja a estragar arte, isso é que me faz muita confusão, monumentos e edifícios com valor, isso sim sou completamente contra. (…)

(mensagem aos futuros artistas)

Antes de mais ver muito, pesquisar muito, hoje em dia a informação é gratuita, vais á internet e tens tudo e duvido que tenhas tempo suficiente para ver todos os stencils que existem no mundo. Tens sites incríveis, portanto ver, absorver, se possível não copiar, ou copiar numa primeira fase em que tas a aprender e precisas de seguir um caminho, mas depois chegares a uma altura em que adquires o teu próprio estilo e distanciares te um bocado e teres as tuas próprias ideias, e depois ter muita paciência, comprar um x-acto e um estojozinho de bisturis e ficar com o polegar e o indicador a doer de cortar folhas…